sexta-feira, 30 de março de 2012

quinta-feira, 29 de março de 2012

Cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca, diz estudo

O desempregado gaúcho Rodrigo Soares tem 31 anos e nunca foi a uma biblioteca. Na tarde de ontem, ele lia uma revista na porta da Biblioteca São Paulo, zona norte da cidade. 'A correria acaba nos forçando a esquecer essas coisas.' E Soares não está sozinho. Cerca de 75% da população brasileira jamais pisou numa biblioteca - apesar de quase o mesmo porcentual (71%) afirmar saber da existência de uma biblioteca pública em sua cidade e ter fácil acesso a ela.
Vão à biblioteca frequentemente apenas 8% dos brasileiros, enquanto 17% o fazem de vez em quando. Além disso, o uso frequente desse espaço caiu de 11% para 7% entre 2007 e 2011. A maioria (55%) dos frequentadores é do sexo masculino.

Os dados fazem parte da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (IPL), o mais completo estudo sobre comportamento leitor. O Estado teve acesso com exclusividade a parte do levantamento, cuja íntegra será divulgada hoje em Brasília.

Para a presidente do IPL, Karine Pansa, os dados colhidos pelo Ibope Inteligência mostram que o desafio, em geral, não é mais possibilitar o acesso ao equipamento, mas fazer com que as pessoas o utilizem. 'O maior desafio é transformar as bibliotecas em locais agradáveis, onde as pessoas gostam de estar, com prazer. Não só para estudar.'

A preocupação de Karine faz todo sentido quando se joga uma luz sobre os dados. Ao serem questionados sobre o que a biblioteca representa, 71% dos participantes responderam que o local é 'para estudar'. Em segundo lugar aparece 'um lugar para pesquisa', seguido de 'lugar para estudantes'. Só 16% disseram que a biblioteca existe 'para emprestar livros de literatura'. 'Um lugar para lazer' aparece com 12% de respostas.

Perfil. A maioria das pessoas que frequentam uma biblioteca está na vida escolar - 64% dos entrevistados usam bibliotecas de escolas ou faculdades. Dados sobre a faixa etária (mais informações nesta página) mostram que, em geral, as pessoas as utilizam nessa fase e vão abandonando esse costume ao longo da vida.

A gestora ambiental Andrea Marin, de 39 anos, gosta de livros e lê com frequência. Mas não vai a uma biblioteca desde que saiu dos bancos escolares. 'A imagem que tenho é de que se trata de um lugar de pesquisa. E para pesquisar eu sempre recorro à internet', disse Andrea.

Enquanto folheava uma obra na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, na Pompeia, zona oeste, diz que prefere as livrarias. Interessada em moda, ela procurava livros que pudessem ajudá-la com o assunto. 'Nem pensei em procurar uma biblioteca. Nas livrarias há muita coisa, café, facilidades. E a biblioteca, onde ela está?', questiona. Dez minutos depois, passa no caixa e paga R$ 150 por dois livros.

O estudante universitário Eduardo Vieira, de 23 anos, também não se lembra da última vez que foi a uma biblioteca. 'Moro em Diadema e lá tem muita biblioteca. A livraria acaba mais atualizada', diz ele, que revela ler só obras cristãs. 'Acho que nem tem esse tipo de livro nas bibliotecas.'

terça-feira, 27 de março de 2012

Curso de Contação de Histórias com Kiara Terra em Penápolis...


























Kiara Terra é atriz e atualmente participa do programa "Quintal da Cultura" na TV Cultura.
No curso que aconteceu na cidade de Penápolis no dia 26, trouxe as possibilidades de se contar histórias de uma forma agradável, com técnica, para o deleite das crianças.

quarta-feira, 14 de março de 2012

XXVIII Sarau Cultural "Biblioteca"... VENHAAAAAAAAA...

É hoje... XXVIII Sarau Cultural "Biblioteca" - apareça e traga a sua performance em música, teatro, vídeo, poesia, textos e artes em geral.


É na biblioteca Municipal - Rua João Domingues de Souza, 239 - 18 3701-3605

Apareça e traga os amigos

a partir das 20h - até lá...